A serigrafia, também conhecida como silk screen, é um tipo de impressão que tem como característica a gravação de uma imagem ou texto através de uma tela plana previamente preparada com emulsão serigráfica — a tinta serigráfica, produto que é sensível à luz e permite fazer a gravação através de um fotolito.
E é justamente a tinta uma das principais preocupações das estamparias, já que ela é parte importante do processo de impressão. Com muitas opções disponíveis no mercado, cada uma com uma finalidade diferente, como identificar e escolher a melhor tinta serigráfica? Saiba tudo sobre essa matéria-prima agora!
O que difere a tinta serigráfica das demais tintas
Diferentemente de outros tipos de tinta, a tinta para serigrafia é composta basicamente por pasta base mix somada à alguma pigmentação. Por ter essa composição, ela é mais espessa que as demais tintas do mercado, garantindo maior nitidez e rapidez no processo e, assim, um resultado final de melhor qualidade. Além disso, os diferentes tipos de tinta serigráfica possuem composições com particularidades em função do material a ser impresso.
Quais são os tipos de tinta serigráfica
As estamparias podem utilizar diferentes tipos de tinta serigráfica, dependendo da superfície que será estampada. Isso quer dizer que uma tinta serigráfica que foi utilizada em borracha, por exemplo, não pode ser aplicada em tecido.
Por isso, para garantir qualidade e durabilidade da impressão, é importante conhecer os variados tipos de tinta para serigrafia:
Tinta à base de água
Usada por 60% das estamparias, esse tipo de tinta serigráfica contém emulsão acrílica, pigmentos e água.
Tinta à base de solvente
Contém resinas acrílicas.
Vinílica à base de solvente
Contém resinas vinílicas, aditivos, pigmentos e solventes.
Sintética à base de solvente
Contém solvente, resina alquídica e poliéster.


Epóxi à base de solvente
Contém uma mistura de resinas epóxidas.
PUB à base de solvente
Contém resinas de PU (poliuretano) em forma bi componente.
Corrosiva
À base de água, essa tinta tem como sua principal vantagem ter toque zero. No entanto, sua utilização é complexa, pois demanda o uso de materiais mais fortes, porque sua impressão tira o tingimento do tecido e retinge com o pigmento selecionado.
Plastisol
Contém resina de PVC.
Qual a tinta serigráfica ideal para cada tipo de tecido
Um dos princípios básicos quando o assunto é tinta serigráfica é entender qual a ideal para cada tipo de tecido. Afinal, só com a aplicação da tinta adequada para o tecido escolhido é que a impressão terá alta qualidade. Para te ajudar nessa escolha, listamos os principais aqui:
Tinta de tecido
Ideal para tecidos de algodão sem goma e não sintéticos.
Tinta aquarela
Ideal para tecidos leves e finos, como seda e algodão.
PUB à base de solvente
Ideal para couro e tecidos de nylon.
Corrosiva
Tipo de tinta serigráfica mais usada pelas principais estamparias do Brasil, a corrosiva oferece ótimos resultados em diversos tecidos, inclusive em etiquetas, por ter toque zero. Ela também é indicada para corrosão de tecidos com primeira pigmentação corrosiva.
Plastisol
Pode ser utilizada em diversos tecidos, mas não é indicada para etiquetas. Cerca de 40% das estamparias do Brasil só utilizam ela para estampar.
Vale a pena investir em tinta serigráfica ecológica
A sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente tem sido tema recorrente dentro das empresas e no mundo da serigrafia não é diferente. Com tintas serigráficas formuladas com diversos componentes químicos, começou uma preocupação sobre o impacto desses agentes na natureza e, assim, uma onda verde surgiu.
A tinta serigráfica ecológica tem como principal diferença a substituição de solventes orgânicos, em sua maioria derivados de petróleo, por água. Ela pode ser aplicada em tecidos e papel, e possui performance equivalente àquelas à base de solvente.
Embora o preço elevado ainda seja um grande impeditivo (o valor desse tipo de tinta chega a ser quatro vezes maior do que o das tintas não ecológicas), a tinta ecológica evita alguns prejuízos ao meio ambiente, como a evaporação do solvente direto para a atmosfera.
Para decidir se vale ou não investir nesse tipo de matéria-prima, é importante analisar o seu modelo de negócio e planejamento. Mas vale considerar que os consumidores têm se tornado cada vez mais conscientes sobre questões ambientais e já é bem comum que produtos ecologicamente corretos ganhem a preferência do público. Sendo assim, usar tinta serigráfica ecológica pode se tornar um diferencial competitivo para a sua estamparia.
Quer se manter informado sobre o que faz toda a diferença na performance e no desempenho da sua estamparia? Fique de olho aqui no blog da Estampaí e não perca nenhuma novidade ou notícia!