Fazer uma boa gestão do negócio é um dos pontos primordiais para garantir a saúde da sua estamparia e torná-la reconhecida no mercado. Indo além de desenvolver o seu diferencial, realizar uma auditoria crítica do seu empreendimento também contribui para eliminar gargalos produtivos, aumentar sua margem de lucro e organizar as suas finanças.
E, se você acha que isso é algo difícil de ser realizado, vai mudar de ideia agora mesmo! Nós preparamos uma lista com 5 dicas fáceis de serem implementadas em sua estamparia que irão ajudar a colocá-la em ordem rapidamente.
Sinais de que a sua estamparia está desorganizada
Os orçamentos não passam, as contas não fecham no fim do mês, a matéria-prima acaba mais rápido do que deveria – principalmente considerando que não tem havido tantos pedidos assim? Essas situações são bem caóticas e todas indicam que a sua estamparia está muito desorganizada.
Um dos principais erros dos gestores é acreditar que apenas os números precisam ser avaliados constantemente, esquecendo que os processos é que garantem a saúde da empresa.
Falta de processos ou processos não padronizados geram problemas e dificultam a organização do seu negócio. Esse cenário leva às reclamações e à insatisfação de clientes, colaboradores e fornecedores: outro sinal de que você precisa modificar alguns hábitos, para garantir melhores resultados para o seu negócio.
5 dicas para a gestão do negócio que colocam a sua estamparia em ordem
Se a sua empresa está sofrendo com a falta de organização, o primeiro passo que você precisa dar é se acalmar. Depois, siga as cinco dicas de gestão do negócio que compartilhamos abaixo – com pequenas mudanças, sua estamparia será colocada em ordem e passará a alcançar resultados muito melhores.


Estabeleça processos
Organizar, padronizar e fazer a gestão dos processos da sua estamparia é a maneira mais eficiente de dar qualidade ao produto ou serviço prestado.
Quando você estabelece a ordem como algo deve ser realizado, passa a atender com mais presteza, reduz gastos, gera mais agilidade e, consequentemente, obtém melhores resultados.
Com disciplina, você controla melhor as atividades do seu negócio e impõe um padrão para os seus colaboradores, que serão capazes de atuar com mais eficiência.
Controle os gastos
Um dos erros mais frequentes nas empresas é não ter controle firme dos gastos. Quando falamos de um pequeno negócio, isso pode se tornar ainda pior com a mistura entre o patrimônio da empresa e o do dono.
Por isso, vale a pena contar com os serviços de um escritório de contabilidade, principalmente se você não tem muita familiaridade com burocracias fiscais e tributárias, e nem muitos conhecimentos sobre controle financeiro. Os custos para dispor do auxílio desses profissionais é menor do que os prejuízos que você continuará tendo se descumprir legislações e não fizer uma boa gestão das finanças.
Saiba quanto cobrar por seu produto/ serviço
Outro erro recorrente na gestão do negócio é não saber como e quanto cobrar pelos serviços ou produtos oferecidos. A falta de padrão e a desorganização dos processos pode levar à cobrança incorreta e isso ocasiona dois problemas:
- perda de contratos
- perda de dinheiro, em si
Para evitar situações como essa, é essencial saber como precificar corretamente o seu produto ou serviço.
Se você tem dificuldades para realizar essa ação, conte com os ensinamentos do SEBRAE. Os especialistas poderão te ajudar a encontrar o ponto de equilíbrio perfeito para a sua empresa.
Automatize tarefas e processos
Quem ainda acredita que a automatização é algo caro e impensável, principalmente para os pequenos negócios, está redondamente enganado. A automatização de processos e tarefas é uma das maneiras mais eficientes de eliminar custos, sejam eles com mão de obra, desperdício ou erros recorrentes.
Então, vale a pena verificar se alguns dos processos da sua estamparia podem ser substituídos por ações automatizadas.
Além da redução em gastos, você também tende a alcançar um padrão muito melhor na produção e, consequentemente, uma otimização de resultados, que será essencial para a gestão do negócio.
Implemente o uso de um software de gestão
Outro ponto que pode contribuir para a melhor gestão da sua empresa é utilizar ferramentas tecnológicas, como Apps e softwares, que apoiam o trabalho cotidiano. Seja na organização de orçamentos, respostas aos clientes, gestão de estoque, contas a pagar… Essas ferramentas facilitam a ação cotidiana e, também, reduzem custos com perdas e otimizam a administração do negócio.
Curtiu nossas dicas? Colocá-las em prática ajudará a organizar sua estamparia, o que terá, como consequência, alcançar melhores resultados.
Se você quiser uma ferramenta que ajuda você na gestão do negócio, viabilizando a automatização de diversos processos e tarefas que são parte da rotina da sua empresa, conheça o Estampaí. Nosso App foi pensado para tornar o dia a dia de donos e profissionais de estamparias muito mais simples.