Como fazer o controle financeiro da sua empresa em 9 passos

home . Blog

Como fazer o controle financeiro da sua empresa em 9 passos

Problemas na hora de fazer o controle financeiro da sua estamparia? Pois saiba que você não é o único, esse é um problema que afeta muitos empreendedores, principalmente aqueles que estão começando agora.

Porém, a boa notícia é que com medidas simples você consegue fazer o controle financeiro sem dificuldade. Quer saber como? Confira este nosso novo conteúdo feito especialmente para você.

1. Separe as contas pessoais das da empresa

Essa é a primeira regra que todo gestor deve seguir se pretende manter o controle financeiro da sua estamparia: jamais misture suas contas pessoais com as contas da empresa. 

Defina um pró-labore para cada um dos sócios e separe definitivamente as finanças pessoais de cada um das finanças do negócio. Só assim será possível controlar o caixa da empresa e ter uma visão clara sobre sua saúde financeira. 

2. Faça um orçamento anual

Suas metas podem ser mensais, contudo, seu planejamento e seu orçamento devem ser anuais. Dessa forma, você consegue ter um controle maior das finanças e evitar imprevistos. 

Com um orçamento anual você consegue fazer investimentos financeiros, contratar novos serviços, investir na expansão da sua estamparia e contratar mais funcionários. 

Assim, defina o foco dos investimentos, os valores e objetivos da empresa para os próximos 12 meses. 

3. Cuide do seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta que você precisa conhecer se pretende ter o controle financeiro da sua estamparia. É por meio dele que você conseguirá:

  • ter uma visão clara da situação financeira da empresa
  • saber exatamente o que entra e o que sai do caixa 
  • fazer projeções em curto, médio e longo prazo.

Por isso, crie uma rotina para acompanhar o seu fluxo de caixa, gerando relatórios mensais ou quinzenais. 

4. Conheça bem seus prazos de pagamento e datas de recebimento

Se você quer manter o controle financeiro da sua estamparia você precisa conhecer todos os prazos e datas de recebimentos. Essa é a única maneira de evitar atrasos nas quitações e o pagamento de juros de mora.

Conheça todos os prazos e estabeleça suas prioridades de pagamento, dando especial atenção àquelas que implicam em juros mais altos quando não quitadas dentro do prazo.

Já quanto aos recebimentos, saber quando vão entrar os pagamentos é importantíssimo para manter o controle financeiro, uma vez que permite um melhor planejamento.

5. Precifique corretamente seus produtos/ serviços

Se você quer vender um produto ou serviço, precisa saber exatamente por qual valor ele deve ser vendido para evitar prejuízos e garantir lucratividade. 

E para fazer a precificação correta é importante conhecer o valor das despesas fixas do seu negócio (aluguel, matérias-primas, salários etc.) e, claro, qual é a margem de lucro desejada. 

É preciso também pesquisar o preço dos seus concorrentes. Um valor menor do que o praticado por outras estampas  pode ser uma boa vantagem competitiva, mas só vale se, para isso, você não estiver abrindo mão da sua margem de lucro. Já um preço muito mais alto pode indicar a necessidade de repensar o seu processo de produção ou até mesmo reposicionar sua marca no mercado.

6. Controle seu estoque

Se você quer ter o controle financeiro da sua estamparia precisa estar atento ao seu estoque. Fazer a gestão dessa área é fundamental para evitar problemas como aumento de gastos para manter muitos produtos armazenados, falta de lugar para guardar todos itens do estoque ou perder vendas por falta de alguma matéria-prima ou mercadoria.

7. Negocie boas condições de pagamento

Ajustar prazos, valores e parcelamento dos pagamentos evita que sua empresa descapitalize um valor alto de uma só vez ou que pague juros excessivos.

Por isso, vale a pena conversar com seu gerente de banco e com seus fornecedores para negociar as condições de pagamento de compras e dívidas, e assim, eliminar ou reduzir taxas e juros.

8. Faça uma boa gestão dos seus fornecedores

Enxergue seus fornecedores como aliados do seu negócio e procure sempre manter uma relação amigável com eles, assim fica mais fácil negociar prazos que permitam que você mantenha as finanças da empresa sob controle.

No mais, avalie regularmente cada um dos fornecedores para que não ocorram atrasos ou entrega de produtos e serviços que comprometam a qualidade final do seu produto/ serviço. 

9. Use a tecnologia a seu favor

Se você busca um maior controle financeiro, bem como o aumento da produtividade e da eficiência da sua estamparia, não há como abrir mão da tecnologia.

Por isso, vale a pena investir em um sistema de gestão para estamparia simples de usar e que integre controle financeiro, de estoque e de  vendas. Ele deve permitir, dentre outras coisas:

  • o gerenciamento de pagamentos e recebimentos
  • a gestão de relacionamento com o cliente
  • a produção de orçamentos 
  • a emissão de relatórios 

Pronto começar agora mesmo a usar nossas dicas para fazer controle financeiro da sua estamparia? Esperamos que sim! Para conhecer uma solução que ajuda na gestão do seu negócio, acesse o site da Estampaí.

Picture of Hugo Barros

Hugo Barros

Especialista em gestão de estamparias. Fundador e Desenvolvedor da Startup Silkaí, software especializado em gerenciamento de estamparia. Engenheiro de Dados do Itaú Unibanco, Graduado em Análise e Desenvolvimento de sistemas, pela Universidade FATEC São Caetano do Sul. Apaixonado por Silk Screen, Criador da estamparia @Alcateia_look, presta mentoria para estamparias ao redor do Brasil. Hoje apoia mais de 2.200 estamparia SILK SCREEN com a tecnologia oferecida através do Silkaí.